Marcelo vai defender "empenho brasileiro" na CPLP em encontro com Bolsonaro

Marcelo vai defender "empenho brasileiro" na CPLP em encontro com Bolsonaro
| Política
Porto Canal com Lusa

O novo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebe hoje em audiência, em Brasília, o seu homólogo português, num encontro em que Marcelo Rebelo de Sousa quer defender o “empenho brasileiro” na CPLP.

Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à posse de Jair Bolsonaro na terça-feira, em Brasília, e disse que pretende falar hoje sobre as comunidades portuguesa e brasileira nos dois países, a conferência dos oceanos, as relações União Europeia/Mercosul e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Não há CPLP sem Brasil. O Brasil é uma potência mundial, é um país liderante do Mercosul, tem um peso fundamental no universo latino-americano", disse o chefe de Estado português aos jornalistas em Brasília.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "o Brasil tem de estar profundamente empenhado na CPLP" para que a comunidade de língua portuguesa tenha "peso no mundo".

"É isso que eu vou dizer ao Presidente Bolsonaro. É isso que eu espero ouvir dizer da parte dele", acrescentou, numa alusão ao encontro que está marcado para as 10:45 locais (12:45 em Lisboa), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O chefe de Estado português assumiu que o encontro, de meia hora, “tem de ser muito incisivo, muito concentrado em termos de temas”.

“Vai ter de ser metido tudo num esquema muito preciso, muito incisivo e muito concreto", disse aos jornalistas já depois da cerimónia de posse de Jair Bolsonaro.

O diplomata português Francisco Ribeiro Telles, que assumiu o cargo de secretário executivo da CPLP na terça-feira, também assistiu à posse de Jari Bolsonaro, tal como o presidente em exercício da comunidade lusófona, o chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que viajou para Brasília com Marcelo Rebelo de Sousa.

Além de Portugal, Brasil e Cabo Verde, integram a CPLP Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Antes do Presidente português, Bolsonaro recebe o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e depois o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o vice-presidente do comité permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Ji Bingxuan, segundo o Governo brasileiro.

Bolsonaro estará acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que inicia o primeiro dia de trabalho do novo executivo brasileiro com uma reunião com o seu homólogo de Angola, Manuel Domingos Augusto.

Jair Bolsonaro tomou posse como o 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, sucedendo a Michel Temer, que assumiu a chefia do Estado em agosto de 2016, depois da destituição de Dilma Rousseff, de quem era vice-presidente.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.