Rio Douro continua acima do cais da Régua depois de subir 4 metros

Rio Douro continua acima do cais da Régua depois de subir 4 metros
| Norte
Porto Canal

No distrito de Vila Real, o rio Douro continua hoje acima do cais da Régua e inundou dois estabelecimentos comerciais, enquanto os transportes escolares circularam com normalidade, depois da queda de neve na segunda-feira.

Manuel Saraiva, da proteção civil municipal de Peso da Régua, disse hoje à agência Lusa que o caudal do rio galgou o cais fluvial já na quinta-feira, subindo entretanto cerca de quatro metros.

O rio inundou os dois estabelecimentos comerciais ali localizados, uma loja de artesanato e um bar, onde chegou ao telhado.

Este foi mesmo, segundo o mesmo responsável o "ponto mais alto que atingiu o Douro" neste inverno.

No entanto, os equipamentos e bens destes dois estabelecimentos comerciais já foram retirados em dezembro, na primeira vez que o caudal do Douro subiu.

Manuel Saraiva referiu que a proteção civil está permanentemente a monitorizar o rio.

O responsável salientou que ainda, de momento, o rio não representa riscos para as populações, uma vez que, para isso, teria que subir "mais três metros", cenário em que atingiria a avenida do Douro, no lugar da Barroca, afetando a circulação rodoviária.

A subida das águas até ao cais e aos dois estabelecimentos comerciais é uma situação considerada normal, já que estão construídos em leito considerado de cheia.

Entretanto, em outros pontos do distrito, a situação regressou à normalidade depois da neve ter caído com intensidade cerca das 06:00 de segunda-feira, afetando a circulação em algumas estradas das zonas mais altas dos concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Mondim de Basto.

Segundo fontes da proteção civil municipal, hoje manhã todos os autocarros escolares fizeram o transporte dos alunos.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.