Várias estradas cortadas e condicionadas no distrito de Leiria

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 11 fev (Lusa) -- Várias estradas estão hoje cortadas e condicionadas no distrito de Leiria devido à chuva intensa que originou o transbordo de ribeiras, deslizamentos de terras e a criação de lençóis de água.

Fonte da GNR de Leiria disse à agência Lusa que a estrada nacional 8, entre o quilómetro 75,5 e 76,2, em Paul, concelho do Bombarral, está encerrada nos dois sentidos devido a inundação.

O rio Real transbordou e inundou, sobretudo, as zonas do Sanguinhal e Paul, informaram os bombeiros locais.

Esta via nacional está, também, cortada ao trânsito na localidade de Mendalvo, Alcobaça.

A estrada municipal 237-1 em Mata Mourisca, concelho de Pombal, está igualmente encerrada devido a inundação, enquanto a nacional 2, em Pedrógão Grande, está cortada ao tráfego automóvel devido a deslizamento de terras.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, há outras vias cortadas - nos campos do Lis e em Azoia, ambas no concelho de Leiria - "havendo ainda outras vias com trânsito condicionado um pouco por todo o distrito devido à precipitação intensa".

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, "estão fechadas algumas artérias dentro da cidade e alguns caminhos municipais que se encontram submersos".

Os bombeiros registaram ainda algumas inundações em casas, garagens e no parque de estacionamento do hotel das Termas da Piedade.

Alguns carros ficaram também parcialmente submersos, informou Mário Serol.

Pelas 14:00, a queda de precipitação teve "um ligeiro abrandamento", mas "o elevado caudal dos rios pode ocasionar mais inundações quando se registar a preia-mar, na Nazaré", concluiu o mesmo responsável.

A GNR aconselha os automobilistas a conduzirem com a máxima precaução, adequarem a condução às condições climatéricas e do veículo e se puderem evitar circular que o façam.

"Em caso de deslocação para locais onde habitualmente ocorram cheias, a GNR recomenda o contacto com esta força policial para obtenção de informação sobre o estado das vias", acrescentou o capitão Pedro Rosa, do Destacamento Territorial de Leiria.

SR/DYA/FYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.