Info

Transferência do Infarmed para o Porto volta hoje ao parlamento

Transferência do Infarmed para o Porto volta hoje ao parlamento
| Política
Porto Canal com Lusa

A transferência do Infarmed para o Porto volta hoje a ser debatida no parlamento, onde os deputados vão ouvir o Conselho Diretivo e a Comissão de Trabalhadores da instituição, a pedido do PSD.

As audições, na Comissão de Saúde, acontecem depois de já ser conhecido um relatório, pedido pelo Governo, segundo o qual a mudança pode melhorar o funcionamento da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) a nível da produtividade.

A Comissão de Trabalhadores alerta, no entanto, para o tempo que demorará a recuperar a perda de grande parte dos funcionários, já que em inquéritos internos mais de 90% disseram não estar disponíveis para se mudarem para o Porto.

A transferência do Infarmed de Lisboa para o Porto foi uma decisão política anunciada pelo ministro da Saúde no final do ano passado, depois de ter sido conhecido que a cidade não foi a candidatura vencedora a receber a Agência Europeia do Medicamento (que vai deixar o Reino Unido).

O Governo pretende que a transferência se faça no próximo ano. Os trabalhadores pedem uma decisão rápida do Governo e alertam que a mudança do Infarmed para o Porto terá consequências graves na saúde em Portugal.

+ notícias: Política

Marcelo Rebelo de Sousa defende "precipitações" com Regionalização só beneficiama "antirregionalistas"

O presidente da República voltou esta sexta-feira a defender que a Regionalização pode ser perigosa por se colocar o 'carro à frente dos bois'. Foram palavras do chefe de Estado neste segundo dia de agenda oficial pelo Grande Porto, à margem da cerimónia de encerramento da reunião de Academias Nacionais de Medicina de Portugal e do Brasil, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Marcelo destacou que acelerar o processo aumenta os riscos de erro e só favorece os "antirregionalistas".

Miguel Pinto Luz acredita ser uma força de rejuvenescimento do PSD

Miguel Pinto Luz, candidato à liderança do PSD, considerou que no debate ficou claro que é ele quem representa rejuvenescimento no partido.

Presidente da República apela a instituições que sigam o exemplo do Leixões e acolham sem-abrigo

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que se outras instituições seguissem o exemplo do Leixões SC que integrou dois sem-abrigo, abria-se caminho à resolução de muitos problemas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Atitudo - Artes Marciais &...

Nota Alta

"A cidade do Porto está com um...

N'Agenda

"Gosto de estar a par do rap que...