Rúben Faria já teve alta médica e inicia regresso a Lisboa

| Desporto
Porto Canal

O “motard” português Ruben Faria (KTM) recebeu hoje alta hospitalar depois de ter sido submetido a uma bateria de exames na sequência de um acidente na terceira etapa do Rali Dakar2014, que o afastou de prova.

"Os médicos fizeram-lhe uma TAC [Tomografia Axial Computorizada] e várias radiografias. Nenhuma delas revelou lesões. Esteve umas horas em observação após as quais os médicos deram-lhe alta na madrugada de hoje (hora de Lisboa)", disse à agência Lusa uma fonte da assessoria do piloto português.

Segundo informações iniciais, o piloto de Olhão esteve na terça-feira, noite dentro, em observação no hospital de campanha do Rali Dakar2014, em San Juan, na Argentina, onde chegou com suspeitas de traumatismo craniano, possibilidade que foi desde logo afastada.

A mesma fonte da assessoria de Ruben Faria disse que o piloto está neste momento a caminho de Buenos Aires, capital argentina, onde "ainda hoje ou quinta-feira de manhã apanhará um voo para Lisboa".

Rúben Faria sofreu um acidente na terça-feira, durante a terceira etapa da mítica competição de todo-o-terreno e foi transportado de helicóptero para o hospital do acampamento da competição.

Na etapa que ligava San Rafael a San Juan, na Argentina, Ruben Faria, segundo classificado na edição de 2013, já estava perto da chegada quando seguiu por um caminho errado na companhia do compatriota Paulo Gonçalves e sofreu uma queda violenta.

No final da etapa, Paulo Gonçalves descreveu o seu esforço para ajudar o piloto de Olhão: “Assim que vi o Ruben caído parei de imediato a prova e chamei a assistência médica, ficando com ele até à chegada do helicóptero. Não me pareceu ter nada de grave, já sei que está bem”, afirmou à sua assessoria de imprensa.

A queda de Rúben Faria motivou o seu abandono da prova - da qual ao terminar a segunda etapa era o melhor português, na sexta posição da geral das motas - e custou mais de duas horas a Paulo Gonçalves, que ficou a ajudar o piloto caído.

O abandono do "motard" natural de Olhão, de 39 anos, segue-se à desclassificação da prova de Carlos Sousa e de Francisco Pita, nos carros.

O mais importante rali todo-o-terreno do Mundo - que termina a 18 de janeiro na cidade chilena de Valparaiso - terá este ano uma característica inédita: itinerários diferenciados para carros e motos.

Os pilotos dos carros e dos camiões enfrentam 9.374 quilómetros, dos quais 5.552 cronometrados, repartidos por 13 etapas na Argentina e no Chile, enquanto as motos e os “quads” terão de percorrer 8.734, incluindo 5.228 de troços cronometrados, também em 13 etapas, mas com uma passagem – igualmente inédita – pela Bolívia.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.