Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Tragédia em Pedrogão Grande. 19 mortos todos civis, 16 carbonizadas dentro dos carros

Tragédia em Pedrogão Grande. 19 mortos todos civis, 16 carbonizadas dentro dos carros
| País
Porto Canal com Lusa

Dezanove pessoas morreram hoje no incêndio que deflagrou durante a tarde no concelho de Pedrógrão Grande, disse o secretário de Estado da Administração Interna, João Gomes.

 

Temos a confirmação de 19 vítimas mortais, civis", disse Jorge Gomes, que explicou que 16 pessoas morreram carbonizadas dentro dos carros em que seguiam, na estrada nacional que liga Figueiró a Castanheira de Pêra. As outras três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos, acrescentou o secretário de Estado, em declarações aos jornalistas em Pedrógão Grande.

 

Segundo Jorge Gomes, além das 19 vítimas mortais, há ainda vinte feridos, seis dos quais bombeiros, e duas pessoas desaparecidas. Dos 14 feridos civis, dez estão em estado grave e cinco dos seis bombeiros foram retirados do terreno, para serem assistidos.

 

Jorge Gomes disse que este incêndio se propagou "de forma que não tem explicação nenhuma" e que tem quatro frentes ativas, três com "uma violência muito grande”.

Há "localidades afetadas", mas ainda não foi possível determinar os danos causados pelo incêndio "porque não se consegue penetrar na floresta nem nos caminhos para as aldeias", acrescentou Jorge Gomes.

"Em nome do Governo, desde já, endereço às famílias o nosso pesar e o nosso lamento pelo que aconteceu. Isto não tem resposta. Estamos todos consternados com o que está acontecer e queremos acabar com tudo isto depressa", disse à Lusa o secretário de Estado.

Segundo Jorge Gomes, estão a combater o incêndio 331 operacionais com 101 viaturas e há ainda 13 ambulâncias no local. Poderão ainda ser mobilizados outros meios de outras zonas do país, quer de emergência médica, quer de combate aos incêndios.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se a Pedrógão Grande, onde chegou por volta das 00:40, estando também a ministra da Administração Interna a caminho.

+ notícias: País

Vigília em frente ao parlamento exige inquérito às adoções ilegais ligadas à IURD

Cerca de duas centenas de pessoas juntaram-se em frente à Assembleia da República para exigir a criação de "uma comissão parlamentar de inquérito, isenta" sobre os casos de adoções ilegais envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Incêndio destrói módulo de produção de fábrica de capacetes em Anadia

Um incêndio destruiu, este sábado, um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexx, situada em Anadia, Aveiro, sendo que os bombeiros ainda vão ficar no local de prevenção cerca de duas horas, apurou o Porto Canal no local.

Atualizado 20-01-2018 19:14

Vírus informáticos atacaram escutas da Operação Marquês no momento da interceção

O Ministério Público esclareceu este sábado que as escutas da Operação Marquês, atacadas por dezenas de vírus informáticos, foram contaminadas "no momento da interceção", e não no procedimento de cópia dos ficheiros ou no processo de análise durante a investigação.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS