Falta de eletricidade preocupa população de Pedrógão Grande

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 17 jun (Lusa) -- A população de Pedrógão Grande está assustada com o incêndio que está a atingir aquele concelho do distrito de Leiria e receia que a ausência de eletricidade seja um entrave ao combate ao fogo, disseram hoje moradores à Lusa.

A agência Lusa contactou presencialmente dois moradores da Atalaia Fundeira, naquele concelho, que se manifestaram apreensivos com o incêndio e explicaram que, "com o vento tão forte", será complicado "dominar o fogo".

"Estou muito assustada e não me recordo de algum incêndio semelhante nos últimos 10 anos", disse à Lusa Otília, de 68 anos, moradora em Atalaia Fundeira.

Às 19:30, em Pedrógão Grande, era praticamente de noite, tal o fumo que pairava pelo ar.

"Temos muito medo que o fogo venha por aí abaixo e nos atinja", disse também Palmira Coelho, antes de se refugiar em casa para proteger os seus bens.

O Itinerário Complementar 8 (IC8), entre o nó da zona industrial de Pedrógão Grande e o nó do Outão, está cortado ao trânsito desde as 19:00, disse fonte da GNR.

A Página da Proteção Civil na internet, às 20:00, indicava que 180 bombeiros, dois meios aéreos e 52 viaturas combatiam aquele incêndio, que começou nos Escalos, mas que já obrigou ao corte do Itinerário Complementar 8, bastante a sul daquela ignição.

Várias habitações estão em risco na vila de Pedrógão Grande, concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, disse hoje à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários locais e da Guarda Nacional Republicana, por volta das 17:00.

JYGA/SSS// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.