Proteção Civil regista 200 ocorrências desde a noite de quarta-feira devido ao mau tempo

Proteção Civil regista 200 ocorrências desde a noite de quarta-feira devido ao mau tempo
| País
Porto Canal com Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre as 20:00 de quarta-feira e as 17:00 de hoje 198 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas.

"Os distritos mais afetados são Viana do Castelo, com 30 ocorrências, Braga, com 27 ocorrências, Coimbra e Porto, com 23 ocorrências [cada]", afirmou à Lusa o adjunto de operações nacional da ANPC Marco Martins.

O responsável considerou que "face à previsão meteorológica, no que diz respeito à agitação marítima, vento e precipitação, era expectável que as ocorrências andassem por estes números".

A ANPC ativou o estado de alerta especial de nível azul, pelo que "está coerente com o número de ocorrências".

"Não há aqui uma discrepância sobre aquilo que é a capacidade de resposta em termos de meios e recursos da Proteção Civil com as ocorrências, portanto tem havido aqui um equilíbrio bastante favorável e que era expectável que viesse a acontecer", declarou.

Das ocorrências de maior relevância, o responsável indicou que houve 102 registos de quedas de árvores, 55 limpezas de via e 25 quedas de estruturas.

Em relação à agitação marítima, Marco Martins avançou que vai haver "um pico, que pode ser preocupante, porque está relacionado com a preia-mar, portanto a maré alta, que se vai sentir entre as 18:30 e as 19:00, podendo, obviamente, neste período temporal, aumentar o incremento do número de ocorrências".

Todos os distritos do litoral estão hoje com avisos amarelos, laranja ou vermelhos devido ao vento, à agitação marítima ou à chuva.

O mau tempo atingiu primeiro as ilhas dos Açores, já na quarta-feira, mas não foram registadas ocorrências significativas pela Proteção Civil.

O estado de alerta especial de nível azul refere-se à necessidade de os agentes de proteção civil reforçarem os meios de primeira intervenção, destinando-se apenas a estes agentes e não à população em geral, de forma a melhorar a eficiência do sistema.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.