Autoridades afirmam que no Norte não há situações "merecedoras de maior cuidado" devido ao mau tempo

Autoridades afirmam que no Norte não há situações "merecedoras de maior cuidado" devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal

Ondas com oito metros de altura registavam-se ao final da manhã de hoje em Leixões, Matosinhos, disse à Lusa o comandante da Zona Marítima do Norte e chefe do Departamento Marítimo do Norte.

Em entrevista telefónica, Rodrigues Campos afirmou que até ao momento não há conhecimento de nenhuma situação "merecedora de maior cuidado" e alertou para se evitarem aproximações das zonas da orla costeira.

O comandante da Zona Marítima do Norte explicou que a atual situação marítima está "mais ou menos de acordo com as previsões que foram divulgadas esta semana" e que se está a aproximar a fase "mais crítica", que poderá trazer mais problemas.

"Neste momento (...) registamos na boia ondógrafa de Leixões alturas significativas na ordem dos seis metros e já com registos de altura máximas a rondar os oito metros. São, portanto, alturas já significativas".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou alerta vermelho para o distrito do Porto por causa das previsões de aumento significativo da agitação marítima entre as 15:00 e as 23:59 de hoje, com ondas que podem atingir os 12 a 14 metros de altura máxima.

"Continuamos a fazer um esforço no sentido de sensibilizar a população em geral e todos aqueles que estão mais ligados ao mar, quer por razões profissionais, quer por razões de lazer, para que se rodeiam de todo o cuidado", designadamente amarrando as embarcações de forma segura ou afastando-as das zonas de risco.

Segundo Rodrigues Campos, as ondas gigantes que se esperam são proporcionadoras de "imagens espetaculares" e de" vídeos muito interessantes para colocar nas redes sociais", mas, sublinha, colocam os seus autores em "risco desnecessário".

Neste momento, na zona Norte estão vários meios disponíveis "prontos e em ação", designadamente embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima na agua e por terra

"Temos na zona Norte seguramente várias centenas de pessoas ligadas a esta fase de prevenção, com vários meios entre embarcações e viaturas. A Marinha disponibilizou um reforço do meio naval com uma corveta que está atracada em Leixões, para qualquer ação mais robusta que seja necessária no mar".

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.