Centro Social da Foz do Douro evacuado por prevenção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 02 fev (Lusa) -- A previsão de agravamento do estado do tempo no Porto obrigou hoje à retirada, por prevenção, de 20 crianças do Centro Social da Foz do Douro que foram transferidas para o salão paroquial da igreja, informaram os bombeiros e a instituição.

A instituição, que acolhe crianças e idosos, foi aconselhada esta tarde a transferir as crianças para o salão paroquial da igreja, contou Susana Miranda, do Centro Social da Foz do Douro, situado junto do Forte São João Batista da Foz.

Segundo a responsável, segundo a qual esta não é a primeira vez que o Centro Social é evacuado por causa do mau tempo, a instituição optou por transportar os idosos para casa logo após a hora de almoço, por prevenção.

Já as crianças, em número mais reduzido do que o habitual porque muitos pais optaram por não as deixar hoje no Centro Social, foram transferidas para outro espaço com apoio da proteção civil e dos Sapadores Bombeiros que receberam o alerta pelas 15:42.

A Lusa contactou o Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto, que disse que "os técnicos da proteção civil estavam proibidos de falar com a comunicação social", reencaminhando quaisquer informações para o gabinete de imprensa da Câmara Municipal do Porto.

A Lusa tentou contactar o Gabinete de Imprensa da Câmara do Porto, mas até ao momento não foi possível obter qualquer resposta.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou alerta vermelho para o distrito do Porto por causa das previsões de aumento significativo da agitação marítima entre as 15:00 e as 23:59 de hoje, com ondas que podem atingir os 12 a 14 metros de altura máxima.

O mau tempo obrigou hoje já ao corte da Avenida D. Carlos, na Foz do Douro, e a proteção civil do Porto "desaconselha a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar".

Ao final da manhã de hoje em Leixões, Matosinhos, foram registadas ondas com oito metros de altura, disse à Lusa o comandante da Zona Marítima do Norte e chefe do Departamento Marítimo do Norte.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três e corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo.

LIL/CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.