Buscas para encontrar três evadidos de prisão de Castelo Branco prosseguem

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 nov (Lusa) -- As autoridades policiais mantém as buscas no terreno para encontrar os três presos que se evadiram no domingo da cadeia de Castelo Branco e que ainda se encontram a monte, disse hoje à Lusa fonte da PSP.

De acordo com o porta-voz da direção nacional da PSP, Paulo Flor, foram difundidas as fotografias dos três homens pelos dispositivos internos das forças de segurança (PSP, GNR e PJ), adiantando que as autoridades se encontram no terreno, seguindo as informações de que dispõem.

Três homens, de 27, 49 e 55 anos, fugiram cerca das 19:00 de domingo da cadeia de Castelo Branco e ainda se encontram a monte.

Na fuga, feriram três guardas prisionais, que foram alvo de tratamento hospitalar e que, entretanto, já tiveram alta médica.

Ao final da manhã de segunda-feira, a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) anunciou, em nota enviada à Lusa, que mandou instaurar um processo de inquérito.

No mesmo documento, a DGRSP informa que os fugitivos são autores de crimes de furto, de roubo, de falsidade de declarações, de extorsão e de condução de veículo sem habilitação legal, estando condenados a penas de cinco, oito e nove anos de prisão.

A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR) considerou que a fuga de três presidiários da cadeia de Castelo Branco foi consequência de "nítida negligência", disse à Lusa o secretário-geral da organização, Vítor Ilharco.

"Qualquer fuga é reflexo de negligência e neste caso é claro que houve uma nítida negligência dos guardas prisionais, mas agora, em vez de o assumirem, estão a usá-la para exigirem mais meios e mais guardas", referiu.

Vítor Ilharco afirmou que a APAR "repudia veementemente qualquer fuga em qualquer circunstância", mas sustentou que o "facto de os reclusos terem conseguido escapar não só aos guardas que alegadamente agrediram como também aos que deviam estar a guardar o espaço exterior" é reflexo de negligência.

RCP (SSS/CYC) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.