GNR já recebeu uma dezena de alertas sobre fugitivos de Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Castelo Branco, 18 nov (Lusa) -- A GNR já recebeu cerca de uma dezena de alertas relativos a alegados avistamentos dos três reclusos que no domingo fugiram da cadeia de Castelo Branco, mas nenhuma conduziu aos fugitivos, disse à Lusa fonte daquela força policial.

A mesma fonte explicou que a maioria das denúncias chegou durante a manhã de hoje e que todas foram "devidamente verificadas", não tendo todavia permitido a localização dos indivíduos.

Três reclusos - um de 49 anos, de Gavião, distrito de Castelo Branco, um de 55 anos, do Fundão, também no distrito de Castelo Branco, e um outro de 27 anos, de Sousel, concelho de Avis, no distrito de Portalegre -- evadiram-se no domingo, cerca das 19:00, do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

Durante a fuga, agrediram "com extrema violência" e feriram três guardas prisionais (dois homens e uma mulher), que apesar de terem sido alvo de tratamento hospitalar, já tiveram alta médica.

Em declarações à Lusa, Júlio Rebelo do Sindicato Independente do Corpo de Guardas Prisionais (SICP) já se mostrou "bastante preocupado com o grau de perigosidade" dos reclusos.

O sindicalista sublinhou ainda que o estabelecimento prisional de Castelo Branco "tem uma falta de guardas bastante acentuada".

Para Castelo Branco esteve já projetada a construção de uma nova cadeia, tendo o projeto chegado à fase de consulta pública.

Em 2011, o Governo desistiu de concretizar uma obra que implicava um investimento de 25 milhões de euros, teria capacidade para 335 reclusos e empregaria 260 guardas e 40 funcionários administrativos e técnicos.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.