Marcelo diz que processo de transição da Caixa está a correr "muito bem"

Marcelo diz que processo de transição da Caixa está a correr "muito bem"
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República disse hoje que o processo de transição da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a correr "muito bem" e manifestou "confiança reforçada" no seu futuro.

"Aquilo que tenho a dizer é que este processo de transição [CGD] correu muito bem, está a correr muito bem e portanto, tenho uma confiança reforçada na caixa e no futuro da Caixa", disse o chefe de Estado aos jornalistas em Castelo Branco, antes de uma visita à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), na terceira edição da iniciativa "Portugal Próximo".

Segundo o Presidente da República, o processo decorre bem porque a solução encontrada "é tão competente como a anterior" e, por outro lado, "não levanta discussões" relacionadas com a entrega da declaração de rendimentos, como aconteceu com a anterior administração.

O Governo confirmou na sexta-feira que Paulo Macedo é o novo presidente executivo do banco público, sucedendo a António Domingues.

"Ainda tem uma vantagem adicional, é que os dois partidos da oposição não esconderam os seus elogios rasgados ao [novo] presidente executivo e portanto, eu diria que esta transição foi suave e muito bem aceite pelos mercados, continuando a gestão anterior a ser assegurada até ao momento de entrada em funções da nova administração", sustentou.

Por tudo isto, entende que a confiança na CGD sai reforçada.

"Reforça a confiança na Caixa e sobretudo aquilo que os portugueses querem é que, com o Ano Novo, se entre com o pé direito no sentido de aplicar o plano de reestruturação e o plano de capitalização", frisou.

Questionado sobre se a solução de liderança de Paulo Macedo é mais competente do que a anterior, Marcelo Rebelo de Sousa foi taxativo: "Eu digo que é tão competente como a primeira. Tem é uma base de apoio alargada porque a oposição manifestou um apoio que não tinha manifestado nestes termos ao presidente executivo agora apontado", concluiu.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.