"Ninguém pode negar que houve um conjunto de episódios que não são positivos" em torno da Caixa

"Ninguém pode negar que houve um conjunto de episódios que não são positivos" em torno da Caixa
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o Governo cumpriu "escrupulosamente" com tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues.

"Tudo o que foi acordado com o doutor António Domingues foi escrupulosamente cumprido pela parte do Governo", declarou Costa, entrevistado hoje à noite na RTP.

Reconhecendo que "não se pode negar que houve um conjunto de episódios que certamente não são positivos" em torno da CGD, Costa frisou, contudo, que, no que refere ao presidente executivo do banco ainda em exercício, o executivo cumpriu com o acordado.

A "luz verde prévia da Comissão Europeia ao plano de recapitalização" do banco, o "respeito pelo compromisso que a CGD tivesse um regime salarial compatível com o sistema de mercado" e o cumprir da "garantia de que não seria aplicado o estatuto de gestor público" aos administradores do banco foram os fatores acordados com António Domingues destacados por Costa.

O gestor António Domingues anunciou a sua demissão da CGD, com efeitos a 01 de janeiro de 2017, depois de semanas marcadas por várias polémicas, nomeadamente em torno da obrigatoriedade ou não da apresentação junto do Tribunal Constitucional (TC) das declarações de património e rendimento dos administradores do banco.

Várias notícias - e inclusive comentários de Lobo Xavier, administrador do BPI, de onde Domingues proveio - indicavam a possibilidade de haver um acordo escrito e emails registados entre Domingues e o Governo, mas o chefe do Governo assegurou hoje que tudo o acordado com o gestor foi cumprido.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.