Alemanha manifesta "inquietude" face a crise política italiana

Alemanha manifesta "inquietude" face a crise política italiana
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, manifestou hoje a sua "inquietude" com a crise política italiana provocada pela demissão do primeiro-ministro Matteo Renzi.

"Encaramos os resultados em Itália com preocupação", disse Steinmeier, que se encontra de visita à Grécia.

"Penso que Renzi fez o que era necessário fazer mas os eleitores não o apoiaram", afirmou o chefe da diplomacia alemã, referindo-se à vitória do "não" no referendo constitucional de domingo.

"Não se trata de uma crise do Estado italiano mas é uma crise governamental que precisa de ser resolvida", disse Walter Steinmeier, acrescentando, no entanto, que "não é uma mensagem positiva para a Europa" em tempos que considerou difíceis.

Os italianos votaram em referendo no domingo uma reforma constitucional que visava reduzir o poder do Senado mas que se transformou num plebiscito ao primeiro-ministro.

A derrota de Renzi no referendo pode ter impactos económicos, como sugere a repetida subida das taxas de juro da dívida soberana das últimas semanas e a preocupação crescente com os créditos de cobrança duvidosa que ensombram a banca italiana.

O resultado pode também reforçar a posição de partidos populistas como a Liga do Norte e o M5E, que defendem um referendo sobre a permanência de Itália na Zona Euro.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.