Euro recua face ao dólar após a vitória de Trump nos EUA

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O euro baixou hoje em relação ao dólar, numa sessão muito volátil na sequência da vitória do candidato republicano, Donald Trump, nas presidenciais dos Estados Unidos.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0938 dólares, quando na terça-feira quase à mesma hora negociava a 1,1022 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje o câmbio de referência do euro em 1,1022 dólares.

O euro chegou a subir a 1,13 dólares, quando Trump se perfilava como o vencedor das presidenciais nos Estados Unidos, mas foi recuando ao longo do dia, após um discurso de vitória conciliador do republicano e de algum otimismo em Wall Street.

Os analistas consideram, no entanto, que o dólar continuará sob pressão, tendo em vista a política comercial de Trump e antecipam ainda que a Reserva Federal, banco central norte-americano, poderá adiar uma subida das taxas de juro que os mercados previam para dezembro.

O peso reduziu as suas perdas para 7,4% face ao dólar (para 19,79 pesos por dólar), mas chegou a registar uma desvalorização de 13%, para um mínimo histórico de 20,78 pesos por dólar.

O euro também subiu em relação ao peso mexicano.

O México vende mais de 80% das suas exportações aos Estados Unidos e durante a campanha eleitoral Trump prometeu rever os acordos comerciais bilaterais.

Divisas............hoje...........terça-feira

Euro/dólar........1,0938...............1,1022

Euro/libra........0,88068.............0,88918

Euro/iene.........115,27...............115,77

Dólar/iene........105,37...............105,04

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.