Trump 'pragmático' está comprometido com a Ásia, diz PM australiano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Camberra, 10 nov (Lusa) -- O Presidentenorte-americano eleito Donald Trump está empenhado em fortalecer o poder militar dos EUA e manter a sua presença na Ásia, disse hoje o primeiro-ministro australiano, depois de uma conversa "calorosa e franca" com o magnata.

O primeiro-ministro australiano disse que falou com Donald Trump ao telefone e que o Presidente norte-americano eleito concorda com a importância da aliança militar dos EUA com a Austrália e com a importância da presença militar norte-americana para a segurança da Ásia-Pacífico.

Malcom Turnbull disse que Trump "aprecia, honra" e "admira" o pacto de defesa bilateral firmado há 65 anos e que requer aos dois parceiros na segurança consultarem-se mutuamente se um deles for atacado, mas não obriga a terem de agir na defensa um do outro.

O primeiro-ministro australiano não disse se Trump planeia continuar a aumentar a presença norte-americana na Austrália.

Turnbull descreveu a conversa telefónica mantida com Trump como "calorosa" e "bastante franca".

FV // DM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.