Canadá aberto a renegociar tratado de livre comércio com Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Toronto, 10 nov (Lusa) -- O embaixador canadiano em Washington disse que o Canadá está aberto a renegociar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA, na sigla em inglês) se essa for a intenção do Presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

O embaixador David MacNaughton sublinhou, na quarta-feira, numa teleconferência com jornalistas, que os EUA e o Canadá são os maiores parceiros comerciais de ambos os países.

"Estamos prontos para nos sentarmos à mesa", afirmou.

Trump manifestou a intenção de renegociar o NAFTA, que definiu como "o pior negócio da história".

MacNaughton disse que qualquer acordo pode ser melhorado, mas acrescentou que se o NAFTA fosse desfeito, o acordo original Canadá-EUA que o precedeu voltaria a entrar em vigor, afirmando tr dúvidas sobre se é isso que os norte-americanos pretendem.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, falou com Trump na quarta-feira à noite para o felicitar pela vitória nas eleições presidenciais desta semana e convidá-lo para o visitar o Canadá.

Trump também convidou Trudeau para o visitar.

"O primeiro-ministro [do Canadá] e o Presidente eleito [dos EUA] reiteraram a importância das relações bilaterais entre o Canadá e os Estados Unidos e discutiram várias áreas de interesse mútuo", disse o gabinete de Trudeau.

O primeiro-ministro canadiano prometeu trabalhar com Trump e disse que o Canadá não tem aliado e parceiro mais próximo do que os Estados Unidos.

A abertura de Trudeau ao comércio, aos refugiados e às questões ambientais contrastam com as posições de Trump.

Algo positivo para o Canadá seria a aprovação do projeto que prevê a construção do oleoduto Keystone XL, entre Alberta e a costa do golfo norte-americano, rejeitado pelo atual Presidente dos EUA, Barack Obama.

Donald Trump vai ser o 45.º Presidente dos Estados Unidos depois de vencer a candidata do partido democrata, Hillary Clinton, nas eleições presidenciais disputadas na terça-feira.

Trump conquistou 289 mandatos eleitorais, contra 218 de Clinton, ultrapassando os 270 mandatos necessários para vencer a eleição.

FV // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.