Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas
CM Gondomar
| Norte
Porto Canal

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.

Neste primeiro ano da central, verificou-se ainda 2550 recusas no sistema integrado de operações de proteção e socorro devido à falta de meios, sendo que no mês de dezembro houve mais ocorrências rejeitadas (335).

Ainda de acordo com a mesma fonte, a média mensal em 2023 esteve nos 250 em comparação com 2024 que foram 137. Já por dia, em 2023 foram oito e em 2024 têm sido cinco.

No total, já no primeiro quadrimestre deste ano, há o registo de 204 recusas por falta de meios no município (37%) e 343 em que o INEM optou por acionar outros meios que não do Município (63%).

Com a centralização de todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários do Município num único espaço, permitiu ainda dar uma melhor resposta a todos os pedidos de socorro.

Outro dos dados deste primeiro ano, verificou-se que das 22.303 chamadas dos bombeiros, a maioria (19.107) teve como origem o INEM. E deste total, apenas 18.787 foram de ocorrências.

Já nas cinco corporações do concelho, os Bombeiros Voluntários de Gondomar foram os que somaram mais ocorrências (32%), seguidos de Areosa/Rio Tinto (22%), São Pedro da Cova (20%), Valbom (19%) e Melres (7%).

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.