PS salienta abertura para acolher "melhorias" na fase de especialidade

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out (Lusa) - O presidente do PS defendeu hoje que a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017 tem uma estrutura coerente própria, mas salientou a abertura dos socialistas para acolherem "melhorias" na fase de especialidade.

Carlos César falava aos jornalistas no final de mais de três horas de reunião da Comissão Política do PS, que contou com a presença (na qualidade de convidado) do ministro das Finanças, Mário Centeno, que se fez acompanhar por vários secretários de Estado da sua equipa.

"A atitude normal num parlamento é a de estarem em aberto todas as possibilidades no sentido de se introduzirem alterações e melhorias ao Orçamento. Este Orçamento tem uma estrutura e lógica próprias. As orientações políticas são do PS e foram também em conjunto acordadas com os partidos que apoiaram a investidura do atual Governo", disse o líder da bancada socialista.

Apesar dessa estrutura inerente à proposta do Governo, o líder da bancada socialista referiu a abertura do PS "a melhorias, quer venham a ser propostas pelo Bloco de Esquerda, PCP, PEV, ou pelo próprio PS, quer em relação àquelas que venham a ser sugeridas pela oposição no caso de terem mérito".

Perante os jornalistas, o presidente do PS sustentou que a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017 reflete uma tripla orientação central dos socialistas na vida política portuguesa.

De acordo com Carlos César, a proposta de Orçamento "acentua uma política de reposição de rendimentos, a par de preocupações de caráter social, particularmente em relação à proteção dos mais idosos (política de pensões) e da infância e juventude (política de abonos de família".

"O Orçamento reflete também uma preocupação com a revitalização da economia, que está centrada na capitalização das empresas. Finalmente, há uma terceira preocupação central que se relaciona com o cumprimento das obrigações externas do país, designadamente de Portugal enquanto membro da União Europeia", acrescentou o líder parlamentar do PS.

Carlos César afirmou ainda que a proposta do Governo de Orçamento para 2017 "mereceu um apoio entusiástico" por parte dos membros da Comissão Política deste partido.

No final da reunião, o secretário-geral do PS não prestou declarações aos jornalistas.

PMF//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Principais debates televisivos para as europeias arrancam esta segunda-feira

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 03 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".