Governo cria regime transitório para casais ainda puderem entregar IRS conjunto

| Política
Porto Canal com Lusa

Berlim, 14 set (Lusa) - O grupo alemão Bayer anunciou hoje a compra do fabricante de transgénicos Monsanto por 66 mil milhões de dólares (59 mil milhões de euros), após aumentar a oferta para criar a maior companhia de sementes e fertilizantes do mundo.

"A Bayer e a Monsanto assinaram hoje um acordo de fusão" pelo preço de 128 dólares por ação (114 euros) em numerário, anunciou a Bayer em comunicado.

A primeira oferta da empresa farmacêutica e química alemã à norte-americana Monsanto, em maio, foi de 122 dólares por ação (109 euros), mas desde então a Bayer subiu o preço em várias ocasiões.

"A transação junta duas atividades diferentes, mas bastante complementares", refere o comunicado.

Juntas, as duas empresas representam um volume de negócios anual de 23 mil milhões de euros e reúnem cerca de 140 mil empregados.

A Bayer prevê financiar a transação através de uma combinação de capital próprio e externo.

A companhia alemã vai fazer um aumento de capital e tem garantido um financiamento de 57 mil milhões de dólares (50.893 milhões de euros) dos bancos Merrill Lynch, Credit Suisse, Goldman Sachs, HSBC e JP Morgan.

EO// ATR

Lusa/fim

Lisboa, 14 set (Lusa) - O ministro das Finanças disse hoje no parlamento que o Governo está criar um regime transitório para que os contribuintes impedidos de optar pela tributação conjunta por terem entregado com atraso o IRS 2015 ainda o possam fazer.

A reforma do IRS definiu que a tributação separada passava a ser a regra, pelo que quem quisesse ser tributado em conjunto tinha de escolher expressamente essa opção e tal só podia acontecer se entregasse a declaração de IRS dentro do prazo.

"O Governo já manifestou intenção de revogar a regra e apresentar uma proposta de lei permitindo a quem ficou impedido de escolher a opção de tributação conjunta, por ter entregue fora do prazo, que ainda o possa fazer", disse Mário Centeno, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa que decorre no âmbito da sua audição regimental.

O governante falava em reação a uma questão do deputado comunista Paulo Sá e detalhou que para este ano existirá um regime transitório e que para 2017 e anos seguintes uma revogação da regra.

"Esperamos resolver o problema dos contribuintes que não souberam da norma", reforçou.

JMG/SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".