Governo garante que aumento do IAS é "financeiramente suportável".

| Economia
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 14 set (Lusa) - O ministro da Segurança Social garantiu hoje que o aumento do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) é "financeiramente suportável" e que "tem a vantagem" de significar a "reposição do financiamento normal" dos mecanismos de apoio social.

Em Guimarães, para inaugurar a nova sede da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Vieira da Silva, que tem também as pastas do Trabalho e Solidariedade a seu cargo, reconheceu que o aumento anunciado é "pouco significativo" em termos numéricos, explicando que é uma subida que acompanha o valor da inflação, que está "baixa em termos históricos".

O IAS serve para o cálculo direto de várias prestações sociais, nomeadamente o subsídio de desemprego ou o complemento solidário para idosos, não sendo atualizado há sete anos.

"Não é um crescimento muito relevante em termos numéricos, mas tem a vantagem de significar que também nesta área repomos o financiamento normal dos nossos mecanismos de apoio social, depois de um período difícil e conturbado em que este valor congelado", afirmou Vieira da Silva.

Questionado sobre o impacto do aumento do IAS nas contas do Estado, o ministro não respondeu, remetendo para o Orçamento do Estado de 2017.

No entanto, Vieira da Silva deixou uma garantia: "os cálculos que são feitos são cálculos que nos garantem que é uma aproximação, um regresso à normalidade que é financeiramente sustentável".

JYCR// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.