Governo quer discutir com partidos e parceiros sociais reforma do Estado para duas legislaturas

Governo quer discutir com partidos e parceiros sociais reforma do Estado para duas legislaturas
| Política
Porto Canal

O Governo quer discutir com os partidos e parceiros sociais o "documento com orientações para a reforma do Estado", que inclui propostas para esta e para a próxima legislaturas, afirmou hoje o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

"O Governo aprovou hoje um documento com orientações para a reforma do Estado. É um documento que tem quatro capítulos, cerca de 110 páginas úteis", declarou Paulo Portas, na conferência de imprensa de apresentação do chamado "guião da reforma do Estado", na Presidência do Conselho de Ministros.

O vice-primeiro-ministro referiu que "este documento do Governo é uma proposta aberta", acrescentando: "Várias das políticas que estão inscritas como propostas neste documento necessitam de consensualização e, por isso mesmo, o Governo iniciará um diálogo quer com os partidos políticos quer com os parceiros sociais para os ouvir, para debater, para alterar, e o documento voltará então a Conselho de Ministros".

Quanto ao período de concretização dessas propostas, Paulo Portas disse que "várias reformas aqui previstas transcendem o prazo de uma legislatura, porque é preciso elaborá-las, é preciso negociá-las, é preciso transformá-las em proposta legislativa, é preciso dar-lhes efetividade e é preciso avaliar o seu impacto e monitorizar a sua execução".

"Por isso, nós entendemos que o tempo desta legislatura e o da próxima são os que nos parecem, nas grandes linhas, evidentemente, necessário para podermos em conjunto podermos fazer reformas no Estado", completou.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.