Paulo Portas afirma que modelo de governação da CGD "deve ser revisitado"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) -- O Governo defende, no guião com orientações para a reforma do Estado apresentado hoje, que o modelo de governação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "deve ser revisitado".

No documento, aprovado hoje em Conselho de Ministros, o Governo afirma que "o modelo de governação da CGD, na medida em que o Estado é o único acionista, deve ser revisitado".

O executivo afirma que a "CGD fará a diferença como banco público se fizer a diferença na orientação do crédito para as PME [pequenas e médias empresas] do setor privado português" e refere que a consagração de uma carta de missão para a instituição "representa um passo em frente e o escrutínio anual dos seus objetivos permitirá assinalar o respetivo grau de cumprimento".

A 27 de julho de 2011, a CGD anunciou um novo modelo de governação que extinguiu o Conselho Fiscal.

Com a adoção do modelo de governação anglo-saxónico, o banco público passou a contar com 11 responsáveis que integram o Conselho de Administração e a Comissão Executiva, quando anteriormente contava com sete administradores e três membros do conselho fiscal.

A 09 de julho deste ano, o Governo nomeou uma nova equipa de gestão da CGD, confirmando-se Álvaro Nascimento na presidência do Conselho de Administração e mantendo-se José de Matos como presidente executivo.

CSJ(DN)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.