CGTP diz que proposta vai prolongar recessão e violar Constituição

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 de out (Lusa) - O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014 vai prolongar a recessão, desestruturar a vida da população e violar a Constituição da República.

Para o sindicalista, o OE é um instrumento da "política que asfixia a economia, prolonga a recessão e esmaga os rendimentos dos que vivem e trabalham em Portugal".

"Este Orçamento destrói e desestrutura a vida da generalidade da população e transforma em permanentes, medidas que foram apresentadas como temporárias", disse Arménio Carlos aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho Nacional da Intersindical.

O líder da Inter salientou que "pelo terceiro ano consecutivo", o OE "viola a lei constitucional".

"Este é claramente um Governo que está em rota de colisão com a Constituição da República Portuguesa e a procurar fazer desta o bode expiatório para justificar a continuação da ingerência externa através de um 2º resgate ou de um programa cautelar", disse.

O sindicalista acusou ainda o Presidente da República de estar a "caucionar esta política que fragiliza a democracia" em vez de fazer cumprir a Constituição.

Arménio Carlos lembrou que a CGTP tem apresentado propostas alternativas para o desenvolvimento do país e disse que o Conselho Nacional da central exigiu hoje o aumento do Salário Mínimo Nacional para os 515 euros, subsídio social de desemprego para todos os desempregados que não tenham proteção social e que o Presidente da República solicite a fiscalização preventiva da constitucionalidade do OE.

O Conselho Nacional da Inter assumiu ainda que vai reforçar a mobilização para a concentração marcada para sexta-feira junto ao Parlamento para rejeitar a proposta de OE.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.