Governo quer preparar redução do IRS para 2015 - Paulo Portas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) - O vice-primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai nomear em 2014 uma comissão de reforma do IRS, composta por "especialistas com abrangência política", adiantando que o executivo pretende preparar uma redução deste imposto para 2015.

"Para fazer uma boa reforma do IRS que tenha em atenção a questão da penalização do trabalho no sistema fiscal e que tenha em atenção a valorização da família, até pela emergência da questão demográfica que Portugal está a viver, isso tem de ser feito com tempo, estudado, contrastado, testado, como se fez, aliás, com o IRC, o que significa confiar numa comissão de especialistas com abrangência política e preparar esse desagravamento, como está dito no documento, para 2015", declarou Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro falava na conferência de imprensa de apresentação de um documento do Governo com "orientações para a reforma do Estado", na Presidência do Conselho de Ministros.

No que respeita ao IRS, este documento refere: "O Governo tem consciência da necessidade de criar condições para começar a inverter a trajetória de agravamento do IRS. O início desse processo deverá ter lugar ainda nesta legislatura [que termina em 2015]".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.