Mais de 300 incêndios e quase seis mil homens no terreno

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago (Lusa) -- Mais de 300 incêndios florestais e quase seis mil homens no terreno são o balanço do dia de hoje, com o norte do país a ser a zona mais atingida, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Até às 19:30, a ANPC tinha registado "319 incêndios florestais com mais de 5.887 operacionais, 1.544 meios e 74 missões com meios aéreos", resumiu, ao início da noite, o Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura.

Os casos considerados mais problemáticos e que mobilizavam mais operacionais ao início da noite de hoje registavam-se todos a norte do rio Mondego: nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viseu.

Em Aveiro havia registo de "cinco situações preocupantes", nos concelhos de Agueda, Arouca, Albergaria, Castelo de Paiva e Anadia.

Em Viana do Castelo, as atenções estavam centradas nos incêndios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo.

A ANPC considerou ainda preocupantes os incêndios em Vieira do Minho (distrito de Braga), Castanheira de Pera (Leiria) e Gondomar (Porto).

José Manuel Moura alertou para a previsão do agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, entre as 23:00 e as 06:00, altura em que os ventos poderão atingir os 80 ou 90 Km/hora.

No entanto, o comandante acredita que o número de incêndios do dia de hoje se aproxime dos registados na terça-feira, quando a ANPC contabilizou 365 fogos.

Caso se confirme a previsão da ANPC, o passado domingo continuará a ser dia do ano em que se registaram mais ocorrências (455).

SIM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.