Dominado fogo no concelho de Viana do Castelo

Dominado fogo no concelho de Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que lavra no concelho de Viana do Castelo desde terça-feira está dominado, segundo a informação disponibilizada na página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo começou às 00:36 de terça-feira, na localidade de Vilar de Murteda, e permanecem no terreno 62 operacionais e 19 viaturas a combater as chamas.

Às 3:50, a página da ANPC informava haver 12 incêndios "importantes" em Portugal Continental, menos um do que ao início da madrugada.

No distrito de Viana do Castelo, que na quarta-feira à noite prolongou o Plano de Emergência Distrital (PED) devido à previsão de agravamento das condições climatéricas, continuavam por dominar outros dois fogos, nos concelhos de Caminha e de Arcos de Valdevez, que estavam a ser combatidos por 119 e 173 operacionais, respetivamente.

Aveiro continuava a ser, à mesma hora, o distrito a mobilizar mais meios de combate aos incêndios e aquele com maior número de "ocorrências importantes" (ou seja, com mais de três horas de duração ou mais de 15 meios de socorro): cinco, nos concelhos de Anadia, Castelo de Paiva, Albergaria-a-Velha, Arouca e Águeda.

Havia ainda fogos "importantes" nos distritos de Braga (em Vieira do Minho), Vila Real (em Montalegre), Leiria (em Castanheira de Pêra) e Viseu (no concelho de Viseu).

Na página da ANPC não estão os fogos na Madeira, que tem um serviço regional de proteção civil autónomo.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.