Incêndio em Vale de Cambra aproxima-se da cidade

Incêndio em Vale de Cambra aproxima-se da cidade
| Norte
Porto Canal (IYM)

O incêndio que lavra em Vale de Cambra, na zona da Senhora da Saúde, desde a noite desta quarta-feira, está a aproximar-se da cidade. O vento forte está a dificultar os trabalhos e vários populares foram evacuados das suas habituações, durante a madrugada.

Fonte dos Bombeiros de Voluntários de Vale de Cambra informou o Porto Canal de que o incêndio que lavra em Vale de Cambra “está complicado” e aproxima-se rapidamente da cidade. O incêndio lavra numa zona de "povoamento florestal" e já várias pessoas tiveram de ser evacuadas das suas casas durante a noite de quinta-feira, sendo mobilizadas para a sede da Junta de Freguesia de São Pedro.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Vítor Machado, disse à TSF que o incêndio tem três frentes ativas e o “vento é extremamente forte”.

"As dificuldades são enormes. No Lugar de Gestoso, no Parque da Senhora da Saúde... é impossível estar aqui porque não há visibilidade e a N13 está fechada. Neste momento não temos destruição de habitações ou de infraestruturas, mas temo que durante o dia a situação possa inverte-se. Os meios são escassos e estamos exaustos... não é fácil”, disse o comandante.

O distrito de Aveiro está a ser fustigado por dois grandes fogos, em Águeda, com 336 elementos de forças de segurança e socorro e 105 viaturas, e Anadia, com 331 operacionais e 98 veículos. No mesmo distrito estão 422 operacionais e 136 viaturas distribuídas por dois incêndios no concelho de Arouca, e um no Castelo de Paiva.

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.