Crescimento global é "prioridade urgente" - G7

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ise-Shima, Japão, 27 mai (Lusa) -- Os líderes do G7 disseram hoje que o crescimento global é uma "prioridade urgente", no final de uma cimeira de dois dias realizada no Japão.

"O crescimento global é a nossa prioridade urgente", afirmaram na declaração final da cimeira os chefes de Estado ou de Governo dos sete países industrializados reunidos em Ise-Shima, uma pequena localidade costeira no centro do Japão.

"Atendendo às especificidades de cada país, comprometemo-nos a fortalecer a nosssas respostas em termos de política económica de forma cooperativa e empregando um conjunto de políticas mais forte e equilibrada, a fim de alcançar rapidamente um padrão de crescimento forte, sustentável e equilibrado".

Os líderes do G7 alertaram para a deterioração da situação económica global devido a fatores como a "debilidade da procura e os problemas económicos por resolver", assim como outros não-económicos como "a escalada dos conflitos geopolíticos, o terrorismo e o fluxo de refugiados".

Além disso observaram que a eventual saída do Reino Unudo da União Europeia iria "inverter a tendência para o aumento do comércio global", em alusão ao referendo sobre a permanência no bloco europeu do país, a realizar a 23 de junho.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.