Passos Coelho anuncia segundo orçamento rectificativo para 2013

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 out (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje que o Governo vai apresentar um segundo orçamento retificativo para 2013, em conjunto com a proposta de Orçamento do Estado para 2014.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP fez este anúncio na estreia do programa da RTP "O País Pergunta", um formato em que 20 cidadãos foram selecionados para lhe colocar questões, a propósito das "condições de competitividade" aplicadas á zona franca da Madeira.

"Estão praticamente concluídas as negociações que permitirão que neste orçamento - no orçamento retificativo que será apresentado ainda para este ano - que ainda sejam introduzidas essas novas condições de competitividade fiscal", afirmou Passos Coelho, em resposta a um engenheiro do Funchal, que lhe perguntou se o Centro Internacional de Negócios da Madeira constituía uma prioridade para o Governo.

No final do programa, já à saída do estúdio, questionado pela RTP, o primeiro-ministro justificou a apresentação de um novo orçamento retificativo para este ano afirmando haver "despesa que precisa de ser autorizada e não estava prevista", que "no essencial tem que ver com transferências que é necessário realizar para a União Europeia de financiamentos que a União Europeia foi transferindo para Portugal".

Passos Coelho acrescentou haver "também transferências que foi preciso efetuar para a Grécia no âmbito do segundo programa de apoio à Grécia" e "mais algumas circunstâncias menores que, não estando previstas, obrigam a autorização de despesas", remetendo mais detalhes para a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Quanto às regras da chamada zona franca da Madeira, o primeiro-ministro reclamou ter feito tudo o que estava ao seu alcance para reabrir esse "dossiê", encerrado por outro Governo.

Segundo Passos Coelho, esse "dossiê" foi entretanto "reaberto em Bruxelas" e as negociações sobre as condições de "competitividade fiscal" da zona franca da Madeira estão "praticamente concluídas".

No seu entender, "não serão as condições que o Governo Regional da Madeira pretendia, mas são condições que são equiparáveis àquelas que, por exemplo, as Canárias têm", o que considerou "uma boa base".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".