Empresários acreditam que Túnel do Marão abre portas a novos fluxos turísticos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 19 abr (Lusa) -- A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) defendeu hoje que o Túnel do Marão, incluído na autoestrada entre Amarante e Vila Real, permite abrir portas a novos fluxos turísticos e mercados.

A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens, está a poucos dias de ser inaugurada, embora a data oficial ainda não tenha sido anunciada.

O secretário-geral da AETUR, Alberto Tapada, acredita que esta nova via pode ajudar a abrir portas a novos fluxos turísticos e a novos mercados para o Douro e Trás-os-Montes.

"A questão da mobilidade é essencial, o conforto, o termos a garantia de chegarmos do Porto ao Douro num prazo de tempo mais ou menos estipulado, porque isso é indispensável para o desenho dos pacotes turísticos que se fazem", afirmou o responsável à agência Lusa.

Alberto Tapada referiu que a abertura do Túnel do Marão vai permitir fazer um "reajustamento de mercado, da articulação com os operadores que trabalham no Porto e fazer com que o Douro e Trás-os-Montes possam efetivamente beneficiar deste aspeto da proximidade".

Esta nova autoestrada vai encurtar as distâncias, aproximando a região do aeroporto Sá Carneiro e do porto de Leixões.

"Podemos disputar um outro mercado importantíssimo que é o mercado dos cruzeiros transatlânticos, que a bordo já selecionam que experiência vão ter no cais onde vão acostar", salientou.

Referiu ainda que promoção deste território pode ser feita "nos mercados emissores", isto é, acrescentou, "antes de chegarem cá os turistas podem escolher onde e como querem ter esta experiência".

"Podemos ganhar tempo, ser mais fidedignos nos compromissos temporais que se estabelecem, porque é sempre um fator dissuasor, ninguém arrisca porque não sabe se há neve na serra, se há um acidente, enfim, esses imprevistos com que nos confrontamos no trajeto tradicional do Marão", frisou.

O Itinerário Principal 4 (IP4), que atravessa a serra do Marão, é uma via sinuosa, que tem sido palco para vários acidentes ao longo dos anos, e muito vulnerável às condições do tempo, como neve, gelo ou nevoeiro.

Para Alberto Tapada, o próprio túnel, que rasga a serra do Marão ao longo de quase seis quilómetros, é uma "obra de engenharia fantástica" que se poderá transformar também num motivo de atração turística.

Com esta nova via fica concluída a ligação Porto, Vila Real e Bragança por autoestrada (A4).

A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.

Percorrer esta nova via vai custar entre o 1,95 (veículos classe 1) aos 4,90 (classe 4).

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).