Hoje todos os caminhos vão dar ao Marão. O Túnel vai ser inaugurado

Hoje todos os caminhos vão dar ao Marão. O Túnel vai ser inaugurado
| Norte
Porto Canal com Lusa

Três paragens nos trabalhos e o resgate da obra pelo Estado marcam os sete anos que demorou a construir a Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e é inaugurada hoje.

A cerimónia de inauguração realiza-se à tarde e é presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que se fará acompanhar de vários elementos do Governo e terá na plateia, como convidado, José Sócrates, que lançou a autoestrada em 2008.

Pedro Passos Coelho que, enquanto primeiro-ministro, resgatou a concessão e deu continuidade aos trabalhos também foi convidado para estar presente na cerimónia, mas declinou o convite alegando compromissos já assumidos.

O ex-primeiro-ministro social-democrata está, à hora da inauguração, no Porto, num debate sobre o futuro da Europa promovido no âmbito do 42º aniversário do PSD, onde intervirá também o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

A Autoestrada do Marão possui 30 quilómetros, um túnel de 5,6 quilómetros e 12 viadutos, e vai ligar Amarante a Vila Real, concluindo a ligação da zona do Porto até à fronteira, em Bragança, por autoestrada -- A4.

No interior do túnel, a maior infraestrutura rodoviária do género na Península Ibérica, apostou-se num sofisticado sistema de segurança que inclui uma rede de videovigilância que cobre toda a extensão e a deteção automática de incidentes.

O investimento global é de 398 milhões de euros, com um apoio comunitário de 89,9 milhões de euros, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

A festa de inauguração começa logo pela manhã, com um "passeio solidário" de bicicletas, corrida, caminhada, de carros clássicos e vespas antigas.

São esperados centenas de participantes para este evento que inclui uma recolha de alimentos e donativos a entregar a instituições de solidariedade social de Vila Real.

A Autoestrada do Marão abre às 00:00 de domingo e, durante o dia, os operadores da Infraestruturas de Portugal e os militares da GNR estarão atentos ao elevado volume de trânsito que é esperado, por parte dos curiosos que querem passar pela primeira vez no Túnel do Marão.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.