Info

Governo anuncia mais de 300 ME para dinamizar Trás-os-Montes

| Política
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 07 mai (Lusa) - O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou hoje investimentos de mais de 300 milhões de euros nos distritos de Vila Real e Bragança, verbas que, disse, vão contribuir para dinamizar a região.

"Estamos a contratualizar os planos de desenvolvimento urbano para toda a região norte, em particular da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, de cerca de 160 milhões de euros", enunciou Pedro Marques.

Discursando na cerimónia de inauguração do túnel do Marão, que hoje decorreu em Vila Real, o ministro acrescentou que já foram contratualizados pelo Governo "investimentos importantes com as comunidades intermunicipais dos dois distritos, de Vila Real e de Bragança, de mais de 170 milhões de euros".

Segundo o governante, estão contemplados por esses apoios, no quadro do Portugal 2020, "investimentos de base local, intervenções em escolas, centros de saúde e equipamentos sociais".

Pedro Marques previu que o novo túnel do Marão, para além de reduzir a sinistralidade, vai contribuir para acentuar a dinâmica de desenvolvimento da região, nomeadamente a competitividade das empresas, que permita diminuir as assimetrias de rendimento que ainda existem em relação ao litoral.

"A visão que presidiu ao lançamento desta obra foi a promoção da coesão territorial, aproximar o norte interior do país do centro e sul e o litoral do interior, assinalou.

O ministro das Infraestruturas recordou, a propósito, que o túnel do Marão hoje inaugurado pelo primeiro-ministro, António Costa, reduziu o tempo médio de deslocação entre Amarante e Vila Real para cerca de metade. Diminuiu também, em cerca de 20%, o tempo de percurso do Porto a Bragança.

"É uma obra de engenharia notável, cuja dimensão e complexidade técnica exigiu a mais avançada competência de engenharia e construção", destacou Pedro Marques, concluindo: "Portugal está, a partir de hoje, um pouco melhor, porque derrubámos mais uma barreira à coesão entre os portugueses e à coesão do nosso território".

APM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Rui Moreira estabelece acordo de governação com o PSD

O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, estabeleceu acordos de governação com o PSD. Vladimiro Feliz, Vereador eleito do PSD à Câmara Municipal do Porto, em declarações ao Porto Canal, assegura que "serão como sempre uma oposição construtiva e colaborativa".

Rui Moreira: "Iremos respeitar cada compromisso, com respeito também pela oposição"

Rui Moreira, o atual Presidente da Câmara do Porto, tomou posse, na noite da passada quarta-feira e, em declarações, disse que "vai respeitar cada compromisso, com respeito também pela oposição".

Rui Rio apresenta recandidatura ao PSD na sexta-feira no Porto

O presidente do PSD apresenta publicamente a sua recandidatura na sexta-feira ao final da tarde no Porto, cidade à qual já presidiu enquanto autarca, onde é militante e pela qual foi eleito deputado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.