Estudo demonstra que cavalos reconhecem emoções e diferentes expressões humanas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 10 fev (Lusa) -- Os cavalos podem reconhecer as diferenças expressões faciais humanas e distinguir emoções como a alegria e a raiva, segundo um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra.

No estudo, cujos resultados foram publicados hoje na revista 'Biology Letters', os investigadores analisaram a reação de 28 cavalos depois de lhes apresentarem fotografias com a face de um homem que mostrava tanto sentimentos positivos como negativos.

A codiretora da investigação, Amy Smith, explicou que "o principal resultado foi descobrir que (os cavalos) vêem (as expressões de raiva) através do seu olho esquerdo".

Como em todos os cérebros de mamíferos, a informação que recebem por esta via ocular transmite-se ao hemisfério direito, que é responsável pelo tratamento dos "estímulos negativos".

Os cientistas também descobriram que o ritmo cardíaco dos animais aumenta de forma significativa quando estes são expostos às expressões de raiva ou irritação.

Também descobriram que outras espécies, como os cães, percebem as ações negativas através do olho esquerdo.

Segundo Smith, os cavalos manifestam uma "resposta mais forte diante de expressões negativas do que positivas", devido a importância que atribuem "ao reconhecer as possíveis ameaças ao seu redor".

Para os investigadores, o reconhecimento das emoções nas pessoas está ligado à domesticação, que permitiu aos cavalos adaptarem-se e interpretarem a conduta de homens e mulheres.

Os investigadores afirmaram que os seus resultados demonstram o impacto que o comportamento humano tem sobre esses animais.

CSR // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.