Sete candidatos às Presidenciais sem subvenção estatal

Sete candidatos às Presidenciais sem subvenção estatal
| Política
Porto Canal (MYF)

Sete candidatos à Presidência da República não vão ter direito à subvenção estatal. Maria de Belém, Edgar Silva, Henrique Neto, Paulo de Morais, Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira não conseguiram passar os 5% dos votos dos eleitores portugueses.

Segundo o orçamento apresentado na Entidade das Contas, a campanha da ex-Ministra da Saúde deverá rondar os 650 mil euros. Com 4,2% dos votos, Maria de Belém estará por sua conta, recorrendo a recursos próprios, empréstimos, donativos entre outros para pagar a campanha eleitoral.

À semelhança da candidata, Edgar Silva, Morais, Tino de Rans, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira também não vão ter direito a subvenção estatal. No caso do candidato do PCP, os custos da campanha foram orçamentados em 750 mil euros e poderá ser o PCP a comportar estes valores.

As regras eleitorais da Comissão Nacional de Eleições ditam que só os candidatos que conseguem obter nas eleições pelo menos 5% dos votos têm direito ao apoio do Estado.

O valor da subvenção estatal representa um total de 3.408.000 euros, sendo que é repartido de forma proporcional pelos vários candidatos. Destes 3.408.000 euros, 20% são distribuídos por todos os candidatos que consigam pelo menos 5% dos votos, enquanto os restantes 80% são distribuídos conforme as votações, ou seja, os mais votados recebem maior quota parte.

Para usufruírem deste apoio, os candidatos têm de fazer o pedido ao Presidente da Assembleia da República nos 15 dias após saberem oficialmente os resultados das eleições.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.