Pela primeira vez não haverá primeira-dama em Portugal

Pela primeira vez não haverá primeira-dama em Portugal
| País
Porto Canal (MYF)

Portugal elegeu, pela primeira vez, um Presidente divorciado. Marcelo Rebelo de Sousa namora com Rita Amaral Cabral há mais de 30 anos, mas a professora de Direito não exercerá qualquer função ao lado do novo Presidente da República.

Discreta, Rita Amaral Cabral não participa nas actividades políticas do professor, embora, segundo fontes próximas, seja um grande pilar de apoio e se interesse profundamente por política. A ex-administradora não executiva do BES não vai ser a primeira-dama de Portugal, cargo reservado no protocolo de Estado à mulher do Presidente da República, já que o novo Presidente é divorciado.

“Não há nenhuma obrigação institucional do Presidente ter uma primeira-dama e eu entendo que os planos se devem separar. Os meus netos não andarão a correr pelos jardins do Palácio de Belém nem aparecerão em encontros protocolares”, referiu Marcelo ao jornal i.

Marcelo e Rita mantêm uma relação sólida e feliz desde a década de 80, mas nunca contraíram matrimónio, nem nunca quiseram viver juntos. O professor adianta que não se vai casar mais, explicando que a religião Católica não aceita que divorciados voltem a subir ao altar.

O novo Presidente da República toma posse no dia 9 de março. 

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.