Marcelo presidente quer Governo "com sucesso" e oposição "ativa"

Marcelo presidente quer Governo "com sucesso" e oposição "ativa"
| Política
Porto Canal com Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa, eleito, este domingo, Presidente da República, prometeu ser “livre e isento” e defendeu uma governação "com eficácia e com sucesso" e uma oposição "ativa e representativa".

Depois de uma campanha eleitoral sem cartazes nem os tradicionais comícios, o professor, como é conhecido depois de anos de comentário televisivo, venceu com 52% e deixou, na noite da vitória sem grandes festejos na rua, pistas sobre o seu mandato e a sua relação com o Governo liderado pelo PS de António Costa.

No discurso de vitória, o ex-líder do PSD manifestou a intenção de "fomentar a unidade nacional", "promover as convergências políticas" e "incentivar o frutuoso relacionamento entre órgãos de soberania e agentes políticos, económicos, sociais e culturais" enquanto chefe de Estado.

"O Presidente da República é o primeiro a querer que o Governo governe com eficácia e com sucesso, porque isso é importante para o sucesso de Portugal. Do mesmo modo é indispensável que a oposição seja ativa e representativa, porque do seu contributo e do seu escrutínio se faz igualmente a força da democracia", afirmou o presidente eleito.

Depois de um dia de eleições sem incidentes – com apenas um boicote, em Muro, Trofa -, os eleitores deram a vitória a Marcelo, com 52% e logo à primeira volta.

António Costa preferiu fazer uma declaração como primeiro-ministro, na Residência Oficial de São Bento, em Lisboa, remetendo a posição oficial do PS para a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes.

“Ao Presidente da República agora eleito quero reafirmar o compromisso de máxima lealdade e plena cooperação institucional que tive a oportunidade de expressar aquando da tomada de posse do atual Governo", disse.

António Sampaio da Nóvoa, que ficou em segundo lugar nas eleições, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa e disse que lhe ligou para pedir que seja o Presidente de todos os portugueses.

"A partir de hoje, Marcelo Rebelo de Sousa é o meu presidente e o de todos os portugueses", declarou Sampaio da Nóvoa na sede da sua candidatura, em Lisboa, salientando que “Portugal precisa muito de união”.

A candidata apoiada pelo BE, Marisa Matias, assumiu que o objetivo da segunda volta falhou, mas considerou que "os resultados também demonstraram que há uma enorme onda de esperança que está a crescer” no país e que “está a fazer o seu caminho".

Maria de Belém – que ficou em quarto lugar com pouco mais de 4% dos votos - foi a primeira candidata a assumir a derrota, depois de uma “campanha difícil”, e a anunciar que já tinha saudado o “novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.

Edgar Silva, que teve o pior resultado de candidatos apoiados pelo PCP, assumiu que o resultado eleitoral desejado ficou por alcançar, mas prometeu continuar a "sonhar coisas impossíveis" e com um Portugal melhor, de "progresso e justiça social".

Vitorino Silva, conhecido por Tino de Rans, manifestou-se "muito contente" com o resultado eleitoral, lembrando que foi "o sexto filho, o sexto no boletim de voto e o sexto" nestas eleições.

Paulo de Morais admitiu que o resultado das eleições ficou “muito aquém” do esperado, mas realçou que o tema que sempre defendeu, do combate à corrupção, “não pode sair mais da agenda política”.

Henrique Neto disse esperar que Marcelo Rebelo de Sousa surpreenda os portugueses como novo Presidente da República e que seja um "fator positivo da mudança profunda que o país precisa".

Jorge Sequeira disse que ainda não é “suficientemente político” para dizer que teve uma vitória, mas reconheceu que nos seus “sonhos mais profundos” esperou ter mais votos.

Cândido Ferreira, o candidato com menos votos, considerou que os resultados das candidaturas independentes ficaram "muito aquém das expectativas", devido à "demasiada partidarização da vida política".

Segundo os dados da secretaria-geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral, quando ainda faltam apurar 14 consulados, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu 52% dos votos, seguindo-se António Sampaio da Nóvoa (22,89%), Marisa Matias (10,13%), Maria de Belém Roseira (4,24%), Edgar Silva (3,95%), Vitorino Silva (3,28%), Paulo de Morais (2,15%), Henrique Neto (0,84%), Jorge Sequeira (0,3%) e Cândido Ferreira (0,23%).

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.