Vitória de Marcelo é destaque em jornais internacionais

Vitória de Marcelo é destaque em jornais internacionais
| Política
Porto Canal (MYF)

A vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições para Presidente da República de Portugal é, esta segunda-feira, destaque nos jornais internacionais. O sucessor de Aníbal Cavaco Silva foi eleito este domingo com 52% dos votos (perto de 2,4 milhões de eleitores). Pelo mundo fora "moderado e conservador" é a palavra de ordem.

Em Espanha, o El País avança que “ Portugal elegeu para Presidente o moderado Rebelo de Sousa ”, com 52% dos votos e sem precisar de uma segunda volta. Salienta ainda que a sua campanha foi a "mais barata de todas".

Já o El Mundo escreve: “Professor Marcelo, o português que nunca dorme”, para dar conta de que Portugal elegeu como Presidente o “social-democrata Rebelo de Sousa”. Este jornal realça que durante o tempo que Marcelo Rebelo de Sousa comentou a atualidade política na televisão ajudou-o a ser uma “figura muito mediática, respeitado por muitos portugueses, independentemente das ideologias políticas”.

Em França, o Le Monde diz que “o conservador Marcelo Rebelo de Sousa” foi eleito Presidente da República na primeira volta. O jornal francês diz que o professor, de 67 anos, “popular além do seu campo político como comentador de destaque na televisão, era favorito nas eleições. A única incerteza era a sua capacidade para vencer na primeira volta”.

O italiano Corriere della Sera realça que “o conservador De Sousa sucede a Aníbal Cavaco [Silva]”.

O britânico The Independent titula que “Marcelo Rebelo de Sousa vence com vitória retumbante as eleições presidenciais em Portugal”.

Na Bégica, o jornal Le Soir indica que “o conservador Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta”.

O jornal alemão Die Zeit explica que "Marcelo Rebelo de Sousa alcançou a maioria absoluta nas eleições presidenciais".

Nos Estados Unidos da América, o The New York Times refere que os eleitores portugueses elegeram “o veterano político de centro-direita e comentador de televisão como o seu novo Presidente, no domingo, dois meses depois de os socialistas terem tomado posse após eleições parlamentares inconclusivas”. Já o The Financial Times faz destaque para uma “vitória decisiva para a oposição de centro-direita”.

No Brasil, o Folha avança que Portugal “voltará a ter um Presidente de Direita e um Governo de Esquerda”. O jornal de São Paulo realça o resultado obtido por Marisa Matias, que foi superior ao que se previa nas sondagens.

Já O Globo destaca a “ampla vantagem” do professor, “em relação ao seu oponente mais próximo, o independente de esquerda António Sampaio da Nóvoa”. Escreve ainda que “Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, próximo ao grego Syriza e ao espanhol Podemos, surpreendeu ao aparecer em terceiro, com 10% dos votos, à frente da ex-ministra socialista Maria de Belém Roseira”.

 

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".