Marcelo vence nos 18 distritos e nas regiões autónomas da Madeira e Açores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan (Lusa) - Marcelo Rebelo de Sousa venceu nos 18 distritos de Portugal Continental e nos Açores e na Madeira, sendo Viseu o distrito onde conquistou maior percentagem de votos, 62,57%, e Beja aquele em que registou o resultado mais baixo, 31,71%.

Em Lisboa, o próximo Presidente da República obteve 49,74% dos votos e no Porto 51,28%. Nos Açores, Marcelo conquistou 58,07% e na Madeira obteve 51,35%.

António Sampaio da Nóvoa obteve o seu melhor resultado no distrito de Beja, com 31,47% dos votos, e na Madeira registou o seu pior resultado (11,27%). Nos Açores, Sampaio da Nóvoa conquistou 21,54% dos votos.

Em Lisboa, o antigo reitor da Universidade de Lisboa conquistou 25,83% dos votos e no Porto 21,77%.

Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, obteve o melhor resultado no distrito de Coimbra, com 13,91% dos votos, sendo que em Vila Real foi o distrito onde conseguiu menor percentagem (6,78%).

Em Lisboa, a também eurodeputada obteve 10,05% e no Porto teve 10,22%.

O distrito de Castelo Branco deu a Maria de Belém o seu melhor resultado, com 5,18% dos votos, enquanto na Região Autónoma da Madeira foi onde a candidata teve 2,78% dos votos, a sua menor percentagem.

Maria de Belém conseguiu no distrito de Lisboa 4,49% dos votos e no Porto 4,53%.

O candidato apoiado pelo PCP, Edgar Silva, obteve o seu melhor resultado na Região Autónoma da Madeira, com 19,70% dos votos, enquanto em Bragança conquistou 1,20%, o seu pior resultado num distrito.

Em Lisboa, Edgar Silva registou 4,02% dos votos e no Porto 2,49%.

Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato mais votado com 52,0% dos votos nas eleições presidenciais de domingo à noite, quando estão apurados os resultados provisórios de todas as 3.092 freguesias.

Segundo os dados da Secretaria Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral, Sampaio da Nóvoa é o segundo candidato mais votado, com 22,89%.

Ficam por apurar os resultados de 14 consulados de um total de 73.

JGS/MYDM // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.