Cidadão britânico detido em Nairobi suspeito de ataque a centro comercial

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 25 set (Lusa) -- Um cidadão britânico foi detido em Nairobi por suspeita de envolvimento no sangrento ataque de islamitas armados a um centro comercial da cidade, disse hoje uma porta-voz da diplomacia britânica.

"Podemos confirmar a detenção de um cidadão britânico em Nairobi e estamos a fazer contactos para lhe dar a assistência consular normal", disse a porta-voz, citada pela agência France Presse, sem precisar se o suspeito é um homem ou uma mulher.

A imprensa britânica de terça-feira publicou notícias segundo as quais a viúva de um dos autores dos atentados de Londres de 2005, Samantha Lewthwaite, estava entre os autores do ataque ao centro comercial da capital do Quénia.

A ministra dos Negócios Estrangeiros queniana, Amina Mohamed, disse na segunda-feira a uma televisão norte-americana que havia uma mulher britânica entre os atacantes, apesar de declarações anteriores de responsáveis quenianos indicaram que eram todos homens.

Lewthwaite, 29 anos, convertida ao islamismo e conhecida como "viúva branca", está há dois anos fugida na África Oriental e é procurada pela polícia queniana por alegado envolvimento numa conspiração terrorista.

O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, anunciou na terça-feira o fim do ataque, que se prolongou por mais de três dias, e a morte de 61 civis e seis membros das forças de segurança. Cinco atacantes foram mortos e 11 suspeitos detidos, disse.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.