Douro galgou as margens de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia

Douro galgou as margens de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia
| Norte
Porto Canal

O rio Douro galgou na tarde de hoje as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia, e a Proteção Civil teme que a situação se possa complicar com a nova preia-mar.

Segundo o Comandante da Proteção Civil de Gaia, o rio subiu as margens nas três freguesias ribeirinhas pelas 15:00 e várias equipas estão nos locais a acompanhar a situação.

"Para a noite vai complicar-se muito", afirmou Salvador Almeida segundo o qual os pescadores da Afurada já estão a ser alertados.

Também de acordo com fonte oficial da Câmara Municipal do Porto, a "situação está a agravar-se" as medidas de prevenção poderão ter de ser antecipadas,

As próximas duas horas serão "determinantes", disse a mesma fonte.

A Câmara do Porto informou hoje que se as condições meteorológicas se agravarem, o rio Douro pode galgar as margens na zona ribeirinha às 03:00 da manhã mas assegurou que neste momento "não há risco iminente de cheia".

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

+ notícias: Norte

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.