Douro vai galgar Porto e Gaia a partir das 20:00

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jan (Lusa) - A Câmara do Porto avisou hoje que face ao agravamento das condições, o Douro vai mesmo galgar as margens de Porto e Gaia a partir das 20:00, estando previsto que na zona de Miragaia suba um metro acima das soleiras das portas.

"Temos a certeza que a água vai galgar as margens e poderá acontecer a partir das 20:00, com agravamento a partir das 23:00 até às 03:00", afirmou à Lusa fonte oficial da câmara no final de uma nova reunião com as autoridades da proteção civil, autarquias de Porto e Gaia e capitania do Douro.

Segundo a mesma fonte, na zona de Miragaia a água poderá ir até um metro acima da soleira das portas, pelo que é feito um apelo aos moradores para que protejam as habitações e retirem os veículos que se encontrem ali estacionados.

Naquele local estão já várias equipas da proteção civil do município a avisar a população e os donos de estabelecimentos, disponibilizando também meios para retirarem e guardarem alguns pertences num espaço já preparado na Alfândega do Porto.

O parque da Alfândega está igualmente disponível para receber os automóveis dos moradores de Miragaia, alertando a autarquia que irá proceder ao reboque dos veículos que não forem dali retirados.

A "forte agitação marítima" irá também obrigar ao corte da Avenida D. Carlos.

A câmara reiterou que "a situação não é de alarme mas de alerta e prevenção", recordando que a última situação de risco de cheia foi em 2013 mas o rio não chegou a galgar as margens.

A autarquia aconselha as populações das zonas ribeirinhas a estarem atentas às informações da proteção civil e da própria câmara.

O rio Douro galgou na tarde de hoje as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia, e a Proteção Civil teme que a situação se possa complicar com a nova preia-mar.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

LIL // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.