Câmara do Porto aponta para risco de cheia a partir das 03:00

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jan (Lusa) -- A Câmara do Porto informou hoje que se as condições meteorológicas se agravarem, o rio Douro pode galgar as margens na zona ribeirinha às 03:00 da manhã mas assegurou que neste momento "não há risco iminente de cheia".

"Neste momento não há risco iminente de cheia. Os estudos de pluviosidade, e possível aumento do caudal do rio, indicam que o pico poderá ocorrer pelas 03:00", indicou fonte oficial da autarquia no final de uma reunião entre as autoridades de proteção civil do município e a capitania do Douro.

Segundo a mesma fonte, equipas da proteção civil irão, até à hora do jantar, avisar as pessoas dos locais possivelmente afetados no Centro Histórico das medidas de segurança que devem tomar, desde o encerramento de estabelecimentos comerciais até colocação de alguma proteção nas portas.

"As pessoas vão ser avisadas de como devem proceder e a proteção civil vai manter-se no local", assinalou o responsável segundo o qual "não há nenhum alarme mas sim prevenção".

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

Na sequência do mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas, o CPPC refere que "a situação hidrológica que se prevê nas próximas seis horas, associada a solos já saturados (...), conjugam a probabilidade de redução do escoamento superficial e/ou subsuperficial, daí resultando grandes possibilidades de inundações rápidas e de alterações de caudais em albufeiras já anteriormente sujeitas às descargas de compensação do rio Douro, o que pode provocar inundações nas zonas mais baixas, tradicionalmente mais suscetíveis a inundações da área de Amarante e do Peso da Régua".

No centro histórico de Gaia e na Afurada, pelas 15:00 o rio ainda não tinha subido as margens mas, e de acordo com o Comandante da Proteção Civil, em "Crestuma já está na estrada".

A proteção civil registou hoje mais de 130 ocorrências no distrito do Porto por causa do mau tempo, na sua maioria inundações, com os concelhos da Maia e de Matosinhos a serem os mais afetados durante a manhã.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

LIL (TDI) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.