Proteção Civil alerta para cheias no distrito de Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jan (Lusa) -- A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de cheias e inundações em algumas zonas ribeirinhas do distrito de Coimbra, por se prever a continuação da chuva e um "agravamento dos caudais na bacia" do rio Mondego.

Em comunicado, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) indicou que é esperada a continuação da chuva hoje e terça-feira nos distritos de Viseu, Coimbra e Guarda.

Em consequência, prevê-se um "escoamento superficial e sub-superficial tendencialmente elevado", o que poderá originar cheias e inundações, em particular na bacia do rio Mondego.

Assim, a Proteção Civil admite a possibilidade de cheias, em particular nas zonas ribeirinhas "historicamente mais vulneráveis" dos municípios do Coimbra, Soure, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz.

Há ainda a possibilidade de "inundações rápidas em meio urbano", por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, de inundações em estruturas urbanas subterrâneas e de deslizamento de terras.

A ANPC recomenda medidas de prevenção como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada objetos que possam ser arrastados ou que criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A Proteção Civil aconselha ainda a população a não se expor às zonas afetadas pelas cheias e a não atravessar zonas inundadas, para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas.

MCL // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.