Doze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e neve

Doze distritos sob aviso amarelo devido a agitação marítima e neve
| País
Porto Canal

Doze distritos estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e queda de neve acima dos 800 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo entre as 06:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas com quatro a cinco metros.

O instituto informa também na sua página da Internet que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 800 metros, em especial nas serras mais a norte.

O aviso de neve vai estar em vigor entre as 06:00 e as 10:00 de hoje.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser de granizo, queda de neve acima dos 1000/1200 metros, sendo acima dos 800/1000 metros nas serras junto à fronteira norte, e pequena descida da temperatura.

Está também previsto vento moderado do quadrante oeste, tornando-se em geral fraco para o final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará forte do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

Para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, o IPMA prevê céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, períodos de chuva, que poderá ser temporariamente forte, passando gradualmente, de norte para sul, a aguaceiros fracos e pouco frequentes, e pequena descida da temperatura.

A previsão aponta também para vento moderado a forte de sudoeste, soprando até ao início da manhã com rajadas até 80 quilómetros por hora, tornando-se depois fraco a moderado do quadrante oeste.

Nas terras altas, o vento soprará forte do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se gradualmente moderado.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, chuva até ao final da manhã, vento moderado de sudoeste, soprando forte nas terras altas, tornando-se fraco a partir da manhã e subida de temperatura, em especial, da mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 12 e 15 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 11 e 14, em Vila Real e Viseu entre 6 e 9, em Bragança entre 5 e 7, na Guarda entre 4 e 6, em Coimbra entre 9 e 13, em Castelo Branco entre 8 e 12, em Santarém entre 12 e 15, em Évora entre 11 e 14, em Beja entre 12 e 15, em Faro entre 15 e 18 e no Funchal entre 18 e 23.

+ notícias: País

EuroDreams sem totalistas, mas há prémios a caminho de Portugal 

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo um total de 12 apostadores em Portugal, conseguiram o terceiro prémio, no valor de 171,96 euros.

“Não há direito. 400 euros é muito dinheiro”. Imigrantes descontentes com AIMA

A decisão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de pedir o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização está a provocar a revolta nos imigrantes que contestam a medida unilateral.

Segunda-feira de sorte grande? Eis a chave vencedora do Eurodreams

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio 039/2024 do EuroDreams desta segunda-feira.