Parlamento aprova Rectificativo na generalidade

| Política
Porto Canal com Lusa

O parlamento aprovou hoje na generalidade o Orçamento retificativo apresentado devido à resolução do Banif, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e os votos contra do BE, PCP, CDS-PP, PEV e PAN.

A votação decorreu após uma pausa nos trabalhos em que o grupo parlamentar do PSD se reuniu na Sala do Senado. Os trabalhos parlamentares prosseguem com a discussão na especialidade.

A discussão e votação do retificativo foi agendada para hoje depois do anúncio no domingo pelo Governo e o Banco de Portugal da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por um valor de 150 milhões de euros, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação, numa operação que envolve um apoio público estimado em 2.255 milhões dez euros.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, esclareceu, depois da discussão na especialidade que três deputados do PSD eleitos pela Madeira votaram a favor: Sara Madruga, Rubina Berardo e Paulo Neves.

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Gouveia e Melo em confronto sobre experiência e estilo de liderança

O candidato presidencial António José Seguro acusou esta terça-feira Gouveia e Melo de ser inexperiente politicamente, autoritário e representar a direita, enquanto o almirante considerou o oponente de ser candidato de fação do PS, sem capacidade de liderança.

Municípios pedem ao Governo que garanta distribuição de jornais em todo o país

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) interpelou esta terça-feira o Governo a garantir os meios e mecanismos que assegurem a distribuição de imprensa em todo o território nacional, depois de a VASP ter admitido a interrupção em oito distritos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.