Resgate do Banif poderá ter impacto de um ponto percentual no défice de 2015

Resgate do Banif poderá ter impacto de um ponto percentual no défice de 2015
| Economia
Porto Canal com Lusa

O ministro das Finanças disse hoje que o resgate do Banif fará aumentar o défice de 2015 em mais de um ponto percentual do PIB, e que um possível procedimento por défices excessivos por parte da Comissão Europeia terá que se esperar.

Mário Centeno, que falava aos jornalistas após o Conselho de Ministros extraordinário, afirmou que o impacto nas contas públicas será de 2,2 mil milhões de euros, sendo que em termos de défice, embora seja ainda difícil de calcular, por as contas não estarem fechadas, "vai fazer aumentar o défice em mais de um ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB)".

O ministro das Finanças acrescentou que "o impacto no défice decorre da alteração que está a ser proposta à lei orçamental", o Orçamento Retificativo, sendo que a saída do procedimento dos défices excessivos "é um processo de avaliação que a Comissão Europeia irá desenvolver a partir do momento em que for apurado o défice de 2015".

O Governo aprovou em Conselho de Ministros e vai apresentar hoje mesmo o orçamento retificativo na Assembleia da República, na sequência do processo Banif, anunciou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, o governante disse que o orçamento retificativo, discutido e aprovado na reunião do Executivo, será apresentado ainda hoje.

O orçamento retificativo surge na sequência da venda do Banif ao Banco Santander Totta, por 150 milhões de euros, um processo que envolve um apoio público estimado de 2.255 milhões de euros.

+ notícias: Economia

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.