Euronext exclui banco do PSI20 a partir de quarta-feira

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 dez (Lusa) - O Banif vai deixar de integrar o principal índice da bolsa portuguesa (PSI20), na sequência da alienação do banco no contexto da medida de resolução anunciada no domingo pelo Governo e pelo Banco de Portugal, informou hoje a Euronext.

"A Euronext anunciou hoje a exclusão do Banif S.A. do índice PSI20, na sequência do comunicado do Banco de Portugal de 20 de dezembro de 2015, referente à decisão de alienação do banco no contexto de uma medida de resolução", lê-se no comunicado divulgado pela gestora da bolsa portuguesa.

A entidade liderada por Luís Laginha de Sousa acrescentou que "a exclusão do Banif S.A. do índice PSI20 será efetiva a partir de quarta-feira, 23 de dezembro de 2015, e não haverá substituição direta deste constituinte no índice".

As ações do Banif estão suspensas da negociação em bolsa por decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) desde quinta-feira passada.

Os títulos do banco que era liderado por Jorge Tomé foram suspensos pelas 14:20 (hora de Lisboa), tendo o regulador dos mercados emitido entretanto um comunicado a dar conta de que aguarda a "prestação de informação relevante relativa ao processo de venda voluntária do mesmo".

Quando foram suspensas, as ações estavam a valorizar 43% para 0,002 euros (0,2 cêntimos).

Em agosto de 2014, após a resolução do Banco Espírito Santo (BES), a Euronext tomou a mesma decisão, estando a negociação das ações do BES suspensas desde aí, por decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

E um mês antes esta situação já tinha ocorrido com a Espírito Santo Financial Group (ESFG), quer era a principal acionista do BES.

O PSI20 é revisto trimestralmente (março, junho, setembro e dezembro) e a revisão anual é feita em março.

"As revisões de junho, setembro e dezembro servem para facilitar a inclusão de empresas cotadas recentemente e substituir constituintes que foram excluídos", salientou a Euronext.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.