Edgar Silva acusa Cavaco Silva de assumir "papel de contra poder"

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 nov (Lusa) - O candidato do PCP às eleições presidenciais, Edgar Silva, acusou hoje Cavaco Silva de assumir um "papel de contra poder" à revelia da Constituição e "degradar" a vida democrática ao fazer exigência ao líder socialista, António Costa.

"O Presidente da República tem de respeitar a vontade do parlamento e dos parlamentares porque sabe e, conhece bem, que foram assumidas razões e condições para a viabilização de uma solução de governo, a não ser que o Presidente da República se queira aproximar de algo que não estaria longe de uma tentativa de golpe de Estado, e não pode ser, isso seria inaceitável e impensável, seria a subversão das regras básicas fundamentais estruturantes do Estado Democrático", disse no Porto, à margem de um encontro com artistas da Cooperativa Árvore.

Edgar Silva realçou que Cavaco Silva está a "degradar" o normal funcionamento das instituições democráticas, assumindo funções que a Constituição Portuguesa não lhe confere.

O Presidente da República pediu hoje ao secretário-geral do PS que desenvolva "esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa estável, duradoura e credível" e solicitou a clarificação de questões omissas nos acordos subscritos pela esquerda parlamentar.

SYF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo ainda não recebeu as perguntas do PSD ao primeiro-ministro sobre o SIS

O Governo ainda não recebeu formalmente as perguntas que o PSD dirigiu ao primeiro-ministro sobre a ação do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas, disse esta quinta-feira à Lusa fonte do executivo socialista.

Luís Montenegro retira das respostas de Costa que “reina a confusão no Governo de Portugal”

O presidente do PSD classificou esta quinta-feira como “mais um episódio de degradação institucional” que as respostas do primeiro-ministro sobre o SIS não tenham ainda entrado no parlamento, e considerou que “reina a confusão no Governo de Portugal”.

António Costa responde que SIS se articulou com PJ para preservar integridade de documentos

O primeiro-ministro afirma que teve conhecimento de que o SIS se articulou com a PJ para preservar a integridade de documentos classificados contidos no computador levado por Frederico Pinheiro do Ministério das infraestruturas.